sexta-feira, 17 de maio de 2013

O óleo de marula e seus efeitos medicinais




A marula e seus efeitos medicinais


Com utilização folclórica e medicinal, o óleo de Marula vem sendo usado há anos pelo povo africano. O óleo é retirado das sementes de uma fruta chama Amarula, Sclerocarya birrea subsp Caffra, que é considerada a mais antiga em utilização pelo homem já há cerca de 10 mil anos. A árvore desta fruta é nativa da África do Sul e Central e é considerada uma das mais valiosas frutas selvagem indígena. Sua principal característica é a resistência a seca, com produção muito grande e possibilidade de utilização tanto ao natural, como da noz, contida dentro da semente. As tribos utilizam este óleo para proteger e curar peles rachadas, secas ou danificadas. Hoje se tornou um produto comercial que é utilizado para higiene pessoal, pele e cabelo com a função de hidratação.
As sementes de Amarula contêm vários grãos de onde se retiram os óleos. Este óleo é retirado de maneira muito simples pela técnica de espremer e filtrar. Nele se encontram dois componentes muito ricos para a manter a pele saudável e hidratada o ácido oléico e linoléico. Na África o óleo também é utilizado em linha para cabelos étnicos por ser capaz de deixa-los com brilho e fácil para pentear.
No Brasil, os produtos feitos pelo óleo de Marula, não são encontrados. Eles vêm importados da África de onde são fabricados pela filial Arch. Entre eles sabonetes, para higiene pessoal, cremes, para hidratação da pele e linhas completas de xampu, condicionador e máscaras para utilização no cabelo.
O ácido adiposo, do perfil do óleo de Amarula, é conhecido por se parecer ao óleo de oliva. O alto conteúdo de mono instaurado sugere que este óleo deverá ter boa estabilidade oxidativa. Os óleos das plantas têm uma influencia por esse ácido adiposo e a presença de antioxidantes naturais.
A fruta é considerada nutritiva e com sabor exótico, ela é branca e corpulenta. Também excelente característica da composição da fruta é a sua concentração de vitamina C. Acredita-se ser até 4 vezes mais a quantia de uma laranja comum.
Jadir Nunes diz que na África o óleo de Marula é muito usado como misticismo e que é uma planta folclórica, mas que no Brasil ela tem uma conotação mais de nutrição porque é associada ao um famoso licor de Amarula, que vem da mesma planta. “Nós temos estudos que demonstram que pela composição do óleo similar a outros óleos famosos, como oliva e amêndoas, que na realidade ele tem um efeito real e não é só pelo misticismo ou por ser exótico”, completa o consultor de beleza e cosmética da Arch Personal.
Mas não é apenas o óleo de Marula que traz benefícios. A árvore e sua fruta são muito utilizadas para uso medicinal na África. A casca da árvore é utilizada para tratar indisposições como dores de estômago, sarampo, febre, furúnculos e diarréia. Misturadas a outras plantas medicinais também são utilizadas para tratar malária, sífilis, lepra e reumatismo. As tribos locais, além de utilizarem suas sementes para cosmética, também utilizam para peles rachadas e como gotas para nariz e ouvido. É utilizada para fazer geléias, gelatinas e vinho. Acredita-se que é um forte afrodisíaco. A árvore de Amarula é apresentada de forma destacada em muitos ritos de fertilidade. No folclore antigo, era conhecida como a árvore do casamento. A casca que fica na base da árvore é utilizada pelas gestantes para determinar o sexo de seus bebes.

Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...